segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PL obtém registro definitivo


DIÁRIO DA MANHÃ ( GO )

O Partido Liberal obteve, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o registro definitivo para o funcionamento da sigla. O pedido de legalização nacional da legenda será protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dia 15 de agosto. É o que revela ao Diário da Manhã, o ex-deputado estadual Cleovan Siqueira, presidente nacional do partido.

Os liberais estão instalados, hoje, em 10 municípios goianos. Integram a relação: Goiânia, Anápolis, Goianápolis, Caldas Novas, Brazabrantes, Catalão, Rio Verde, Inhumas, São Miguel do Passa Quatro e Nerópolis. O ex-prefeito por dois mandatos de Brazabrantes Joseile de Mendonça foi escolhido presidente do PL no Estado de Goiás.
O PL aguarda o registro definitivo em mais oito estados da federação, além do Distrito Federal, como Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Tocantins, Roraima e Rondônia. A exigência da Legislação Eleitoral é que para conseguir funcionar ele precisa coletar 500 mil assinaturas e diretórios instalados em nove Estados do País.

Herdeiros do velho PL, que acabou com a fusão com o Prona, em 2006, e a criação do Partido da República (PR), eles informam também que possuem 12 comissões provisórias estaduais. "Ceará, Santa Catarina, Sergipe, Paraná, Bahia, São Paulo, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraíba", relata Cleovan Siqueira.
"O PL será uma legenda que ficará em vigilância permanente em defesa das garantias constitucionais individuais e coletivas, das liberdade democráticas, do direito de expressão, da liberdade de imprensa, das instituições da República e em defesa do Estado Democrático de Direito", discursa, emocionado, o ex-vereador de Caldas Novas.

Aos 60 anos de idade, o presidente nacional do PL é formado em Filosofia, Teologia e Direito, foi vereador em Caldas Novas (1989-1990), deputado estadual na legislatura 1991-1994, presidente do antigo PL de 1989 a 1995 e de 1998 a 2003. Fundador do PT e ex- dirigente sindical dos professores em Goiás, ele lançou o PL em janeiro de 2007 .

O PL terá nome próprio tanto nas eleições ao Palácio do Planalto, quanto ao Palácio das Esmeraldas, informa. Cleovan Siqueira fará ampla campanha de filiação a partir de agosto. A sua estratégia é eleger, em 2014, no Estado, dois deputados federais e quatro deputados estaduais. O liberal já iniciou conversações para atrair aliados para o pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário